Como ser o melhor aluno da escola? Como ser o melhor aluno da faculdade? Essas duas perguntas cercam a mente de estudantes que, diante de tantos cérebros brilhantes, lutam no desejo de ser o melhor aluno da classe.
A verdade por trás deste desejo de ser o melhor aluno da escola ou da faculdade, é que isso acaba estereotipando os estudantes e os forçando a se compararem entre si, desconsiderando o fato de que cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizagem.
Sempre comento com meus alunos que não devem jamais se comparar com os colegas de sala, pois cada um é individual quanto à forma e tempo de aprender qualquer assunto. A pessoa deve se comparar somente com ela mesma e deixar de lado qualquer tipo de pressão do “melhor aluno da faculdade” ou “melhor aluno da classe” ou “melhor aluno da escola”.
Ao final das contas, o que vai ser levado em consideração é a produção final deste aluno enquanto profissional de uma determinada área. Já vi muitos casos em que o melhor aluno da escola era o funcionário número 1 … mas era funcionário de uma pessoa que havia sido um dos “piores alunos da classe”.
Ser o melhor aluno da escola ou o melhor aluno da turma não é nenhuma garantia de que a pessoa terá sucesso profissional e, considerando que o estudo tem como dois principais objetivos formar cidadãos pensantes e profissionais que gerem renda, nota-se que apenas deter o título de melhor aluno não é, de fato, a coisa mais importante.
Assista a este conteúdo no Youtube: 3 DICAS DE COMO SER O MELHOR ALUNO DA CLASSE E SE DESTACAR (QUALQUER UM CONSEGUE!)